Circuito simples de rádio FM usando um único transistor

Quando se trata de criar um receptor FM, sempre é considerado um projeto complexo, no entanto, o circuito simples de um transistor do receptor FM explicado aqui simplesmente mostra que não é o caso, afinal. Aqui, um único transistor atua como um receptor, desmodulador, amplificador para constituir um maravilhoso e minúsculo rádio FM.

receptor fm
circuito montado



Clique Aqui e Inscreva-se Grátis em nosso canal no Youtube
 É basicamente baseado em um circuito receptor de audição super-regenerativo, onde o uso de componentes mínimos se torna a principal característica da unidade.
No entanto, poucos componentes também significam alguns compromissos envolvidos, aqui o receptor requer uma grande base de metal para aterrar os sinais indesejados e manter o fator de ruído mais baixo, e também esse sistema funcionaria apenas em locais onde a recepção é bastante forte e portanto, pode não ser adequado em áreas onde a intensidade do sinal é menor.

Como funciona o receptor de rádio FM com um transistor

Como mencionado acima, o circuito é basicamente um único oscilador de RF super-regenerativo de transistor com uma amplitude constante.
Aqui, tentamos aprimorar o design de forma que a amplitude seja consideravelmente ampliada para desligar completamente o transistor durante as oscilações.
Isso exigia um aumento no capacitor de realimentação e também o uso de um transistor projetado especificamente para lidar com faixas de altas frequências extremas, como um BF494.
Outras modificações incluem um indutor com o emissor do transistor e um capacitor através do resistor do emissor do transistor.
Devido a isso, o transistor é LIGADO assim que a tensão do emissor base do transistor cai significativamente, resultando em um corte abrupto nas oscilações.
No entanto, isso leva o capacitor emissor a descarregar, permitindo que a corrente do coletor retome seu fluxo novamente, iniciando um novo ciclo de oscilação.
O acontecimento acima força o circuito a inverter entre duas situações, o oscilador DESLIGADO e o oscilador LIGADO, resultando em uma frequência dente de serra de cerca de 50kHz na saída.
Cada vez que o circuito alterna entre os estados ON / OFF acima, resulta em um aumento significativo da amplitude que, por sua vez, constitui uma maior amplificação dos sinais recebidos. O procedimento também gera ruídos, mas apenas enquanto uma estação não estiver sendo detectada.


Rádio de transistor único com amplificador de áudio

Para tornar o circuito acima autônomo, um estágio adicional de transistor pode ser introduzido para permitir que o rádio toque a música em voz alta em um alto-falante pequeno.
O circuito é auto-explicativo, apenas a inclusão de um transistor BC559 de uso geral, juntamente com alguns componentes passivos baratos, pode ser testemunhada no projeto.


Como fazer os indutores

As bobinas envolvidas ou os indutores são muito simples de enrolar.
L1, que é a bobina do oscilador, é um indutor com núcleo de ar, o que significa que não é necessário núcleo, o fio é do tipo super esmaltado, com 0,8 mm de espessura, diâmetro de 8 mm, com cinco voltas.
L2 é enrolado sobre o próprio R6 usando fio de cobre super esmaltado de 0,2 mm com 20 voltas.
Como configurar o circuito
  1. Inicialmente, quando o circuito é ligado, a saída será acompanhada de um ruído de fundo substancial que tenderá gradualmente a desaparecer na detecção de uma estação FM.
  2. Isso pode ser feito ajustando cuidadosamente o C2 com a ajuda de uma chave de fenda isolada.
  3. Tente manter a sintonia na extremidade da banda de uma estação FM específica, com alguma prática e paciência, isso ficará mais fácil com o tempo.
  4. Uma vez sintonizado, o circuito responde a essa recepção toda vez que é trocado, sem a necessidade de alinhamento adicional.
  5. Conforme indicado no início do artigo, o circuito deve ser instalado sobre uma ampla placa circular, de preferência um material soldável, e todo o aterramento do circuito soldado nesta placa.
  6. Isso é importante para manter o circuito estável e evitar o desvio das estações recebidas e também para cancelar ruídos indesejados.
  7. A antena no circuito receptor de rádio FM de transistor único proposto não é crucial e, de fato, deve ser mantida o menor possível, um fio de 10 cm seria suficiente.
Lembre-se, o circuito também funciona como um circuito transmissor eficaz, portanto, manter o tamanho da antena maior significaria transmitir ruído através do éter e atrapalhar a recepção de rádio dos vizinhos.
A vantagem é que o design também pode ser usado como um walkie-talkie a uma pequena distância radial ... mais sobre a próxima vez.

Para Outros Projetos e Esquemas de Eletrônica Clique Aqui
Clique Aqui e Inscreva-se Grátis em nosso canal no Youtube
 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem